AMD “Naples”: empresa se prepara para devolver inovação e escolha para Datacenters

amdnaples-580x358

AMD mira nas necessidades do Datacenter moderno e nos aplicativos de nuvem com mais núcleos,  memória e  I/O 

A AMD (NASDAQ: AMD) deu um passo significativo para o mercado de servidores e datacenters com um olhar ainda mais detalhado no próximo CPU de alto desempenho, com o codinome “Naples”. Desenvolvido com o objetivo de romper o status quo e a escalabilidade através da nuvem e configurações de servidor local tradicional, o “Naples” fornece a engine de processamento dos conceituados “Zen” x86 com configurações líderes de indústria de até 32 núcleos. Largura de banda de memória superior e o número de canais de input/output de alta velocidade em um único chip “Naples” o diferencia ainda mais de qualquer outra coisa no mercado de servidores hoje. Os primeiros processadores estão programados para estarem disponíveis no Q2 2017, com disponibilidade de volume de crescente na segunda metade do ano através de parceiros de canal e OEM.

“Hoje temos o primeiro marco alcançado pela AMD, reafirmando sua posição como uma empresa inovadora no datacenter e devolvendo a escolha para os clientes de CPUs de alto desempenho para servidores”, disse Forrest Norrod, vice-presidente sênior e gerente geral da empresa, Enterprise, e unidade de negócio incorporado Semi-Custom da AMD. “‘Naples representa uma abordagem completamente nova para apoiar os requisitos de processamento maciço do datacenter moderno. Este inovador system-on-chip oferece as características originais de alto desempenho necessárias para tratar de ambientes altamente virtualizados, enormes conjuntos de dados e cargas de trabalho novas e emergentes.”

O novo processador AMD para servidores excede a oferta dos mais competitivos de hoje em parâmetros críticos, com 45% mais cores[1], capacidade 60% maior de input / output (I/O)[2] e memória de 122% mais largura de banda[3].

“É emocionante ver a AMD de volta na conversa sobre servidores com um novo CPU e uma boa estratégia de porquê ele é o processador certo para o datacenter moderno e para a época de computação em nuvem”, disse Matt Eastwood, vice-presidente sênior, infra-estrutura de Enterprise e Datacenter da IDC. “Olhando para os detalhes anunciados hoje do produto, parece ser uma combinação atraente que dará aos compradores de TI uma nova opção a considerar ao fazer sua próxima atualização.”

Características “Naples”:

    • Um sistema altamente escalável, design de SoC (System on Chip) de 32-núcleos, com suporte para duas threads de alto desempenho por núcleo.
    • Líder na indústria de largura de banda, com 8-canais de memória por dispositivo “Napples”. Em um servidor de 2 soquetes, suporte para até 32 DIMMS de DDR4 em 16 canais de memória, entregando até 4 terabytes de capacidade de memória total.
    • O processador é um SoC completo com I/O totalmente integrado, de alta velocidade, suportando 128 lanes de PCIe® 3[4], eliminando a necessidade de um conjunto de chips separado.
    • Uma estrutura de cache altamente otimizado para computação eficiente de alto desempenho, e computação eficiente de energia.
    • AMD Infinity Fabric interconectados coerentemente para duas CPUs “Naples” em um sistema de 2 soquetes.
    • Hardware de segurança dedicado.

A AMD vai entregar duas apresentações na sua estratégia de datacenter e futuros produtos esta semana durante a Open Compute Summit. Scott Aylor, vice-presidente de soluções corporativas falará no salão principal na quarta, 8 de março às 4:55 PM PST, enquanto Dan Boundas, diretor sênior de produtos da empresa, vai fazer uma Tech Talk de engenharia na quinta, 9 de março às 9:20 AM PST no palco Expo Hall.

 

Recursos de Apoio

   

[1] Processador AMD “Naples” inclui até 32 núcleos de CPU versus processador Xeon E5-2699A v4 com 22 núcleos de CPU.  NAP-02

2 Processador AMD “Naples” oferece até 64 PCI Express de alta velocidade I/O lanes por soquete, contra processador Xeon E5-2699A v4 em 40 lanes por soquete.  Note que o processador de pré-produção de “Naples” usado para comparação ainda não é certificado como compatível com PCI Express.  NAP-05

3 Processador AMD “Naples” suporta até 21.3 GB/s por canal com DDR4-2667 x 8 canais (total 170.7 GB/s), contra o processador Xeon E5-2699A de v4 a 19.2 GB/s com máximo DDR4-2400 x 4 canais (total de 76.8 GB/s).  NAP-03

4 Certificação de PCIe pendente. PCIe é uma marca registrada da PCI-SIG Corporation.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s