Brasil está na mira de hackers estrangeiros, e país não tem peso político para enfrentar situação

Brasil está na mira de hackers estrangeiros, e país não tem peso político para enfrentar situação

Após investigações, autoridades constataram que os ataques cibernéticos à JBS e ao Grupo Fleury foram realizados por um grupo russo de hackers chamado Revil. O crime, do tipo ransomware, tem como principal objetivo pedir dinheiro pelo resgate dos dados e funcionamento dos sistemas. A grande questão exposta neste caso e que precisa urgentemente ser enxergada é que o Brasil se tornou alvo de grandes organizações criminosas internacionais.

De acordo com Augusto Schmoisman, especialista em defesa cibernética e CEO da Citadel Brasil, depois que o Presidente americano Joe Biden se reuniu com o presidente da Rússia Vladimir Putin para discutir a questão dos ataques de hackers russos às unidades do governo e empresas americanas, esses criminosos passaram a focar suas ações em outros países, principalmente no Brasil. “Aqui, o governo atual não tem poder político para combater esse tipo de situação, muito menos enfrentar o presidente russo. A verdade é que não estão fazendo nada para modificar esse cenário e, por isso, afirmo que daqui poucos meses a situação vai piorar”, diz o especialista.

Augusto ainda explica que, no caso dos ataques à JBS e ao Fleury, os criminosos perceberam que as defesas das empresas brasileiras não estão à altura e que a maioria delas tem dinheiro para realizar pagamentos de resgates. “O Brasil está atraindo a atenção de outros grupos dentro dos fóruns de ataques na Deep Web. As invasões aqui são relativamente fáceis. Eles já sabem que podem roubar sem sofrer consequências, em um lugar onde os resgates são mais baratos do que deixar a empresa inoperante. Não há como esperar um final feliz”, afirma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s