Inovathon anuncia vencedores da etapa regional sudeste

lcstrip_104260_0_full.jpg

São Bernardo do Campo (SP) recebeu, no último sábado, a competição de inovação e logística promovida pela Scania para universitários

No último sábado (2), os estudantes da região sudeste se encontraram em São Bernardo do Campo para participar de uma maratona de conhecimento em que as equipes disputaram a última vaga para a final do Inovathon Logistics Challenge 2017. Depois de oito horas de muito raciocínio e trabalho, a equipe Supply 4.0, formada pelos estudantes Gabriela Alves e Paulo Ricardo de Oliveira, da Universidade Federal do ABC, Robert Fernandes, do Centro Universitário da FEI, Lucas Cerqueira, da Fundação Santo André, e Juliana Carneiro, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, se consagrou a vencedora da regional do Inovathon e se junta às demais finalistas que participarão da grande final, que acontece no dia 30 setembro, em local ainda a ser anunciado.

“No ano em que comemoramos 60 anos de presença no país, queremos mostrar que onde tem Brasil, tem Scania, e onde tem Scania, terá Inovathon em 2017. Com isso, serão seis eventos em uma única competição – cinco etapas regionais e a final. Uma maratona logística também para a Scania”, conta Patrícia Acioli, responsável pela comunicação da Scania Latin America.

A programação teve início às 10h na fábrica da Scania e começou com uma prova teórica, os universitários também responderam a um questionário para mapear seu perfil comportamental e, com esse resultado, foram formados os grupos que tinham que propor uma solução logística – neste caso, uma proposta para melhorar a acuracidade no processo de importação de peças para a produção no Brasil, levando em consideração os diversos modais de transporte.

Ao longo do dia, houve duas palestras com conteúdo relacionado ao case e, ao final, as equipes tiveram duas horas para discutir e preparar suas apresentações, onde precisavam mostrar soluções que trouxessem inovação e, ao mesmo tempo, representassem ganhos de sustentabilidade, aumento de eficiência e redução de custos para o cenário.

“A maioria dos grupos fixou boa parte das soluções em propostas que hoje estão disponíveis – soluções eficientes em logística – no entanto, não tivemos uma avaliação muito clara e concreta da aplicação proposta. Outros optaram por soluções extremamente desafiadoras, mas também deixaram de fazer um link com o case em questão”, conta Helio Lopes, gerente-executivo de Logística da Scania Latin America.

No final, os competidores apresentaram suas soluções para a banca de jurados de logística. “O grupo selecionado focou sua apresentação em soluções mais factíveis, existentes no mercado e que poderiam ser aplicadas em praticamente qualquer case de logística de movimentação de materiais em armazéns”, conta.

Na final, os grupos vencedores se encontrarão para, mais uma vez, serem desafiados a propor um projeto inovador que solucione uma problemática logística, apresentada pela Scania. Desta vez, eles terão 24 horas para desenvolver e entregar a solução.

Assim como na primeira edição, os vencedores serão premiados com uma viagem para a Suécia para conhecerem a capital do país, Estocolmo, e a sede da Scania na cidade de Södertälje, onde acompanharão todo o processo logístico realizado na fábrica.

Edição anterior – Em 2016, foi realizada a primeira edição da maratona de inovação e, na final, reuniu 25 universitários de diversas partes do país para desenvolverem um projeto de gerenciamento logístico, utilizando os conceitos de conectividade e as tecnologias de monitoramento e direção autônoma.

Durante a competição, as equipes foram identificadas com nomes de cidades suecas e puderam participar de palestras e outras atividades complementares ao desafio. No final, o grupo vencedor foi o Örebro, formado por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Centro Universitário Fundação Santo André, do Centro Universitário FEI e da Universidade de São Paulo (USP).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s