PowerLine: A cura para os pontos cegos do Wi-Fi

unnamed-3

PowerLine: A cura para os pontos cegos do Wi-Fi

A tecnologia PowerLine é hoje uma das mais inovadoras soluções para melhorar o sinal Wi-Fi em uma rede de Internet doméstica.  Fácil de instalar e segura, ela oferece conexão para ambientes em que o sinal de Internet Wireless é muito fraco ou inexistente. Como muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre a tecnologia, Rodrigo Paiva gerente de Produtos da D-Link, explica abaixo o seu funcionamento e tira as principais dúvidas:

O que é, afinal, a tecnologia PowerLine?

A tecnologia se traduz em ter conexão de Internet usando a tomada elétrica como ponto de acesso. É como se cada ponto elétrico na residência pudesse se transformar em um ponto de conexão, seja ele cabeado ou sem fios. Ela é composta por dispositivos que usam a fiação elétrica existente para transmitir e receber dados IP usando uma frequência de 1 a 30MHz, enquanto que a energia elétrica opera na frequência de 50 a 60Hz. E o que isso significa? Que é possível transmitir pacotes de Internet através da fiação elétrica existente sem maiores problemas.

Soluções Powerline são muito convenientes para resolver problemas de sinal Wi-Fi: devido à quantidade de paredes e obstáculos existentes em um dado ambiente, nem sempre o sinal Wi-Fi do roteador chega no local desejado. Com os dispositivos Powerline, este problema é facilmente resolvido: já que ela utiliza a fiação elétrica existente para transmitir e receber dados, levar o sinal Wi-Fi de um ambiente para o outro pode ser feito em minutos por qualquer pessoa.

Qual é o motivo que me faria usar o PowerLine para me conectar?

Usar o PowerLine é uma solução perfeita quando o computador, notebook ou Smart TV que você quer conectar à rede está fora do alcance do roteador Wireless. Por exemplo, se você mora em uma casa com vários andares, seu roteador pode sofrer para enviar o sinal para todos os quartos. Em vez de puxar cabos de rede por toda a casa e quebrar paredes (ou colocá-los nas canaletas), o powerLine aproveita os fios elétricos que já estão instalados para ampliar o alcance da rede.

A preferência por soluções powerline é que elas oferecem maior desempenho e podem resolver problemas de limitação de sinal Wi-Fi mesmo naqueles ambientes que não possuem sinal algum, nos quais seria impossível utilizar um repetidor wireless convencional.

Mas como funciona exatamente?

Comumente um roteador Wireless é instalado onde fica localizada a conexão física de Internet, e este ambiente normalmente é uma sala de estar ou um quarto dormitório. Como a posição física do roteador não privilegia muito a dissipação de sinal Wi-Fi para todos os ambientes, você pode ter dificuldades em obter sinal de Internet em ambientes como dormitórios, banheiros, cozinhas, e principalmente áreas externas.

Para resolver este problema de sinal com a tecnologia powerline basta adquirir um dos modelos “KIT” disponíveis no mercado. Eles são compostos por duas unidades: a primeira é um adaptador que deve ser plugado em uma tomada próxima ao roteador, e então conectado ao mesmo com um cabo de rede comum. Já a segunda unidade é um ‘repetidor wireless powerline’, que deve ser fisicamente plugado em uma tomada localizada no ambiente em que se deseja ter sinal Wi-Fi.

Depois da instalação física, basta sincronizar os aparelhos apertando seus respectivos botões de conexão e eles começarão a se comunicar através da rede elétrica. Se desejar, é possível também conectar fisicamente Smart TVs ao repetidor powerline por meio de um cabo ethernet.

Quão segura é a rede PowerLine?

Redes powerLine são incrivelmente seguras, pois além da limitação física existente entre ambientes que utilizam diferentes painéis de distribuição elétrica, ela criptografa todos os dados enviados através da rede sincronizada. Isso significa que mesmo que o seu vizinho adquira um adaptador ou repetidor powerline, ele não poderá utilizar a sua estrutura de internet powerline.

Como adquirir uma solução Powerline? #FicaADica

Disponível nas principais lojas de varejo e também em lojas segmentadas, a D-Link oferece soluções com preços acessíveis e que resolvem problemas de sinal Wi-Fi. Para conhecer mais, acesse o hotsite  https://dlink.com.br/content/powerline.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s