David Bowie também deixou sua marca nos videogames

 

download
David Bowie participou de um game nos anos 90 e deixou sua marca no mundo dos jogos.

Omikron: The Nomad Soul, esse era  o primeiro projeto de David Cage e a  recém-inaugurada Quantic Dream, que hoje é reconhecida por games como Beyond: Two Souls, Heavy Rain e Indigo Prophecy.

Em uma coletiva de imprensa organizada pela Eidos sobre o Omikron, em 1999, Bowie afirmou que, apesar de ter envolvido tecnologia e informática em seu trabalho muito antes da maioria dos artistas, ele não era exatamente um “gamer”, deixando esse título ao seu filho, Duncan Jones — que hoje é o cineasta e diretor do filme Warcraft.

Lançado em 1999 para PC, o game conta a história de uma cidade futurista chamada Omikron, controlada por um governo com uma autoridade tirânica. A história começa quando Kay’l 669, um investigador policial dessa cidade ficcional, quebra a quarta parede e pede ao jogador para entrar na cidade possuindo seu corpo para investigar uma série de assassinatos misteriosos.
A trama apresentava uma mistura de misticismo e tecnologia avançada que se tornaria um marco do trabalho de Cage. Isso atraiu a atenção de Bowie, que participou do projeto produzindo sua trilha sonora, representando e dando a voz a dois personagens e oferecendo consultoria para o enredo e o gameplay.

Bowie compôs músicas especificamente para Omikron. A maioria delas seria reaproveitada posteriormente em seu álbum Hours. Músicas exclusivas feitas por um grande nome da música como David Bowie era algo inovador, os games trabalhavam apenas com composições feitas por membros da próprias indústria ou trilhas sonoras licenciadas.
“Eu tenho feito música para filmes por anos, mas acho que a ideia de escrever músicas especificamente para um game é um fator atraente”, falou Bowie na época.

Entre estas canções produzidas pelo músico para o game estão “Survive”, “Something In The Air” e “New Angels of Promise”

E muitos tinham na cabeça David Bowie…

O que dizer do ilustrador Yoshitaka Amano?? Em seus trabalhos fora da série Final Fantasy, Amano ilustrou o conto “The Return of the Thin White Duke”, de Neil Gaiman, baseado em um dos personagens de Bowie. Nas ilustrações de Amano, Bowie se enquadra perfeitamente num personagem do JRPG da Square Enix.

return-of-the-thin-white-duke

Hideo Kojima é outra personalidade dos games que é fã de David Bowie. A abertura do game é embalada com um cover de uma das mais famosas canções do artista, “The Man Who Sold the Wold”, interpretado pelo músico escocês Midge Ure.

E muito mais coisas podem ser ditas, mas prefiro dizer quer David Bowie tornou-se uma lenda antes mesmo de morrer.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s