Ubisoft patrocina mural gigante do artista Cranio em São Paulo.

unnamedParede de 230 metros quadrados de prédio na Vila Mariana, Zona Sul da capital, recebe pintura inédita com personagem inspirado no game Assassin’s Creed, como parte de um projeto da Zupi Design e do fotógrafo francês Fred Ronflard

A partir de hoje, quem passa pela Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana (Zona Sul de São Paulo), pode ver uma obra de Street Art que se destaca em meio ao cinza do concreto: o famoso grafiteiro Cranio, que já fez grandes murais em cidades como Londres, Barcelona e Paris, acaba de pintar seu maior painel na capital paulista. Em uma parede de 23 metros de altura e 10 metros de largura, um grande índio justiceiro domina a cena, em um painel que traz a marca do artista, conhecido pela crítica e contestação sempre presente em seus trabalhos. A caracterização do personagem é inspirada no game Assassin’s Creed, da Ubisoft, que patrocina a iniciativa da Zupi Design e do fotógrafo francês Fred Ronflard.

O mural foi pintado na parede de um prédio residencial localizado no número 2023 da Rua Domingos de Morais. Nele, um índio azul, personagem característico das obras de Cranio, ganha um capuz como o dos protagonistas de Assassin’s Creed e segura na mão uma gravata, como se tivesse sido arrancada a força de um politico, em uma crítica à corrupção e uma alusão ao desejo de extirpá-la.

Cranio, como é conhecido Fabio de Oliveira Parnaiba, 33, começou a pintar muros com spray colorido e muita criatividade em 1988, na Zona Norte de São Paulo. De lá pra cá, tem deixado sua marca – índios azuis com traços marcantes – , em muros de várias cidades do Brasil e ao redor do mundo. A figura está sempre em situações engraçadas que roubam olhares e ainda instigam o observador a refletir sobre questões contemporâneas como consumismo, identidade e meio ambiente.

O mural gigante na Vila Mariana faz parte de um projeto que se propõe a registrar os melhores grafiteiros de São Paulo, com uma coleção de pequenos livros de graffiti – o primeiro será lançado no dia 11 de novembro, na livraria Blooks, no shopping Frei Caneca, e traz fotos da obra de Cranio.

Segundo Alan Szacher, da Zupi Design, e Fred Ronflard, a iniciativa de juntar ao projeto dos livros à pintura de um mural gigante foi pensada como forma de dar mais visibilidade ao trabalho e ao mesmo tempo deixar um presente para a cidade de São Paulo. Para financiar a iniciativa, os idealizadores foram atrás de patrocínio, e a Ubisoft se interessou imediatamente pela idéia.

“O projeto é fantástico. A população precisa refletir sobre o atual momento do país e se manifestar por mudanças. Essa parceria tem tudo a ver com o espírito de justiça e combate à corrupção que vemos nos jogos da série”, disse Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft na América Latina, que comenta a inspiração do artista no jogo Assassin’s Creed. “No Brasil, há algum tempo Assassin’s Creed extrapolou o mundo dos games para ganhar uma conotação cultural, graças à combinação de ingredientes como aventura, diversidade e combate à falcatrua política”, avalia.

Além de 2 milhões de jogos, Assassin’s Creed já vendeu 1,5 milhão de livros, mais do que em qualquer outro país, e recentemente foi lançado exclusivamente no mercado brasileiro um perfume em edição limitada inspirado no jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s