Na madrugada desta segunda-feira (5), hackers invadiram o site nacional do PT e divulgaram diversas mensagens contrárias ao partido, como “PT Corrupto”, e o número 171 dentro da estrela alusiva ao partido. Para quem não sabe no Código Penal brasileiro, o crime identificado no artigo 171 é o de estelionato.
De acordo com a descrição na página hackeada, os invasores teriam sido N0V3 , Plastyne, D3sconnect e B4CON do grupo hacker Anarchy Ghost. No site, eles ainda afirmam que hackear “não é um crime, mas uma forma de arte de protestos”.
Postaram mensagens anticorrupção e um vídeo musical de uma sátira chamada “Caraca, muleque! Na Dilma, que isso?” (uma paródia inspirada em “Caraca, muleque!”, do cantor Thiaguinho).
Em 2010, pouco antes da eleição, o mesmo site já havia sido invadido por hackers
De acordo com a assessoria de imprensa do PT, o setor de informática do partido notou a invasão por volta de 2h e desde então tentava restabelecer o funcionamento do site. Em alguns computadores, a página já estava abrindo normalmente às 9h.
No final da manhã, o secretário nacional de Comunicação do PT, Alberto Cantalice, divulgou nota pela página do partido no Facebook na qual repudiou o ataque e informou que o problema já estava resolvido.
NOTA
O Partido dos Trabalhadores repudia o ataque ao site oficial da legenda, registrado na madrugada desta segunda-feira (5). A invasão é uma afronta à liberdade de expressão e mais uma amostra da tentativa de criminalizar o PT.
O setor de informática do Partido dos Trabalhadores detectou o redirecionamento do domínio nas primeiras horas desta segunda e, desde então, trabalhou para reverter a situação. O problema já foi resolvido com o registro.br e em até 24h todos os computadores conseguirão acessar normalmente o site.
O Partido dos Trabalhadores seguirá cada vez mais firme em defesa da democracia e do Estado de Direito.
Alberto Cantalice
Secretário Nacional de Comunicação do PT e vice-presidente do partido