Google confirma que vai descontinuar Orkut em setembro de 2014

60648.85418-Orkut
O Orkut foi lançado no dia 24 de janeiro de 2004 pelo Google. Batizado com o nome do chefe da equipe do projeto, o turco Orkut Büyükkökten, o site tem como foco os usuários dos Estados Unidos. No dia 5 de abril, aparece a versão em português.

2005
Em abril, é lançada a versão em português. Testimonials viram depoimentos e scraps passam a ser recados. Era o que faltava para os brasileiros aderirem de vez à rede.

2008
O Google anuncia que o Orkut passará a ser administrado pela filial brasileira da companhia.

2010
O Orkut tem 32 milhões de usuários no Brasil e é o terceiro site mais visitado pelos internautas no país, atrás apenas do Google Brasil e do Google.

Orkutcaptura

Em um post a ser publicado no blog oficial da empresa, Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, pede desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente.

Dados da Comscore, fornecidos em dezembro de 2013, mostravam que 6 milhões de internautas ainda visitavam o Orkut com uma média de 4,2 minutos por visita, o dobro de tempo daqueles que visitaram o Instagram.

“Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, diz Golgher.

O buscador esclareceu ainda que a decisão foi tomada após o crescimento do YouTube, Blogger e Google+ no país.

“O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, menciona a empresa.

“Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição”.

Os usuários poderão exportar suas informações rede social através do serviço do Google Takeout (estará disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, porém, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

images (1) -Comunidades

O Google Brasil informou ainda que um arquivo será disponibilizado ao público com todo o histórico de comunidades do Orkut. “Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014″.

Caso você não tenha interesse em manter seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, o Google alerta para a necessidade de remover seu perfil do Orkut.

Deixe seu nome gravado na história da internet: o GD criou uma comunidade para você se despedir do Orkut: http://gdis.co/1k5StXX

Para preservar a memória do site que ajudou a alçar o Google à liderança da internet brasileira, parte do conteúdo das tradicionais comunidades será preservado, mantido de forma estática, como uma espécie de museu do serviço, a partir do final de setembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s