O Twitter Brasil apresentou novidades.

guilherme_ribenboim_1

O Twitter Brasil apresentou novidades do serviço nessa última quarta-feira (5) em São Paulo. Em um café da manhã, o novo diretor-geral, Guilherme Ribenboim, anunciou que o microblog irá lançar nos próximos dias Trending Topics em novas cidades, além de focar na ferramenta como “segunda tela”, termo que define o uso de um smartphone ou tablet pelo usuário tuitando sobre programas de televisão.
Um dos grandes responsáveis pela internacionalização do site, o vice-presidente de operações internacionais do Twitter, Shailesh Rao, destacou a importância do Brasil para a empresa. Rao comparou o Twitter à imprensa, ao rádio e à televisão. Todas são mídias poderosas, mas que não têm muita interação, enquanto o Twitter, neste contexto, permite que você tenha conversas com pessoas em todas as partes do mundo.
“Existe uma grande força nas interações entre as transmissões de TV e as mensagens publicadas no Twitter. Quando você divulga uma hashtag em um programa de TV, você une o poder da mídia tradicional com a conversação e engajamento do Twitter”, disse Rao. Para ele, a interação pode manter o programa vivo, mesmo depois que ele já foi exibido. Rao citou também a força do Twitter em casos como o da tempestade Sandy nos Estados Unidos, em que o site foi usado por autoridades para informar sobre fechamento de estações de metrô. A utilidade do Twitter neste tipo de situação é imensa, acredita.

O hábito de assistir à televisão com uma segunda tela veio para ficar, e cita uma pesquisa que mostra que 41% dos donos de tablet e 38% dos donos de celular usam os aparelhos pelo menos uma vez na frente da TV. “A Internet começa a trazer audiência para a TV, por causa do buzz nas redes sociais. A novela Avenida Brasil fez muito sucesso, e a hashtag #OiOiOi foi citada em milhões de tuítes, entrando não só no Trending Topics Brasil, mas também no mundial.”

Para citar a força da TV no Twitter Brasil, é só observar o número de tuítes por minuto publicados em 2012. O evento campeão foi o segundo jogo da final da Libertadores, com 3.548 tuítes por minuto. A final da novela Avenida Brasil e o hashtag #OiOiOi alcançaram 3.031 tuítes, seguida pelo primeiro jogo entre Corinthians e Boca Juniors com 2.754, o falecimento de Chico Anysio com 2.265 o penúltimo programa The Voice Brasil com 2.068 tuítes por minuto.
Uma das novidades mais esperadas era a ampliação das cidades com Trending Topics no Brasil. Nos próximos dias, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Belém, Goiânia e Brasília, além de outras cidades, também terão suas tendências mapeadas pelo microblog.

Twitter atualmente conta com 140 milhões de usuários que enviam 400 tuítes por dia, em mais de 33 idiomas, incluindo o português. A rede social também é muito popular para outras companhias: uma pesquisa mostra que cada usuário segue seis marcas em sua conta.

1 comentário Adicione o seu

  1. Rosi Alexandre disse:

    Massa o post! Concordo plenamente que a hashtag é uma ferramenta de poder imenso.

Deixar mensagem para Rosi Alexandre Cancelar resposta